Maria Helena  - Maputo

Professora Maria Helena de Paula participa de mesa-redonda na Feira Internacional do Livro de Maputo-2018.

A convite da Embaixada do Brasil em Moçambique, a Professora Doutora Maria Helena de Paula participou da mesa-redonda “A descolonização do português em Brasil e Moçambique: 1922-1975”, nesta sexta-feira, dia 28 de setembro, por ocasião da Feira Internacional do Livro de Maputo-2018. Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Regional Catalão, Maria Helena encontra-se em licença-capacitação em Moçambique para um estudo lexicultural de práticas culturais deste país, a partir de arquivos do Serviço Nacional de Museus e Antiguidades, dos anos (19)80. Os professores doutores Elídio Nhamona (Universidade Eduardo Mondlane) e José Eduardo Marco Pessoa (Leitor do Departamento de Promoção da Língua Portuguesa-Itamaraty, na Universidade Eduardo Mondlane) também compuseram a mesa-redonda e abordaram a temática proposta na perspectiva das literaturas moçambicana e brasileira, respectivamente. A professora Maria Helena apresentou uma leitura da sócio-história da língua portuguesa usada no Brasil, defendendo que a descolonização é uma construção contínua e complexa, que deve considerar as dinâmicas históricas das políticas linguísticas no/para o Brasil, sem prescindir da diversidade de línguas e das variedades da língua portuguesa no território brasileiro.

Maria Helena  - Maputo 2

Maria Helena  - Maputo